Raise Empresarial

As empresas estão se transformando para gerenciar mudanças de talentos, incertezas legislativas e regulatórias e tecnologia em evolução à medida que aumentam as pressões sobre os custos.

A Pesquisa  EY Tax and Finance Operations Survey (TFO) de 2022, que consultou 1.650 executivos em mais de 40 jurisdições e uma dúzia de setores, revelou que as organizações estão focadas em encontrar um equilíbrio entre gerar valor, gerenciar riscos e reduzir custos, ao mesmo tempo em que enfrentam desafios para reter e transformar seus talentos, acompanhar as mudanças legislativas e regulatórias e preparar sua tecnologia e dados para o futuro. 

As empresas lidam, há anos, com uma série de pressões que foram exacerbadas pela pandemia da COVID-19. Isso inclui cadeia de suprimentos; rápida legislação tributária e mudança regulatória, como esforços de reforma tributária global e uma gama de mudanças em lei para apoiar as empresas durante a pandemia; além de uma transformação na dinâmica da força de trabalho.

Sobre neste último ponto, mudanças nas práticas de trabalho e preocupações com a segurança pessoal têm sido de extrema relevância trabalhadores em todo o mundo, que reavaliaram suas prioridades, e contribuindo para um fenômeno de pessoas saindo e mudando de emprego em níveis sem precedentes, o que foi apelidado de ” A grande renúncia”  e  “A grande remodelação”. 

As principais conclusões da pesquisa TFO apoiam claramente essa afirmação de que as empresas estão se transformando ativamente, com 84% dos entrevistados mudando seus modelos operacionais fiscais e financeiros, citando uma série de prioridades, como automação, uso de centros de serviços compartilhados e co-sourcing.

Essa transformação tem um impacto direto sobre onde os orçamentos estão sendo gastos. A pesquisa mostra que 95% das empresas planejam realocar parte de seu orçamento tributário e financeiro das atividades rotineiras (como compliance fiscal) para atividades estratégicas (em áreas como política tributária, planejamento e controvérsia) nos próximos dois anos. 

O foco de mudança mais importante para os líderes de impostos é a alocação eficaz de recursos. Assim, 81% dos entrevistados são mais propensos à co-fonte de atividades fiscais e financeiras nos próximos 24 meses (para organizações com receita de $30 bilhões ou mais, essa porcentagem chega a 96% ). Muitos também precisam fazer investimentos simultâneos em atividades internas estratégicas, como planejamento, controvérsia e gerenciamento de dados. 

Como as empresas estão se transformando?

Encontrar o equilíbrio certo entre realizar atividades rotineiras e fazer contribuições mais complexas para seus negócios pode exigir novos investimentos.

Como indicado acima, muitas empresas estão considerando ou já estão transformando seus modelos operacionais para encontrar o equilíbrio crítico entre atividades rotineiras e contribuições mais complexas para os objetivos de negócios mais amplos. 

Com os custos de uma área central de foco, talvez seja insuperável que os orçamentos de impostos e finanças estejam sendo transferidos de rotina para atividades estratégicas. Esse foco estratégico na alocação de recursos ajudará as organizações não apenas a acompanharem o ritmo atual da situação, mas também a planejarem mudanças regulatórias futuras inevitáveis.

Isso significa que as empresas que desviam o orçamento das atividades rotineiras, como conformidade fiscal precisarão garantir que os gastos sejam realocados de forma eficaz.

As funções fiscais e financeiras também precisarão ter um foco laser nos três principais desafios: talentos; legislação e regulamentação; e tecnologia e dados. Conseguir tudo isso pode ajudá-las a desbloquear o poder de fazer mais.

4 etapas para uma transformação bem-sucedida

A avaliação contínua é fundamental para uma transformação bem-sucedida, seja co-sourcing, construção de capacidade interna ou um híbrido de ambos.

A transformação dá aos líderes fiscais e financeiros o poder de moldar a estratégia, inovar e ter um impacto maior nos negócios, transformando o imposto, de uma função de conformidade de negócios como de costume, para ajudar os líderes da organização a entenderem o quadro completo de decisões de negócios mais amplas.  

As funções fiscais e financeiras precisam de uma estratégia de transformação que seja holística, flexível e que tenha o escopo de evoluir e adaptar as mudanças de talentos, cenários regulatórios e tecnológicos, para se prepararem, ao máximo, para o futuro possível.

A transformação pode assumir várias formas. Algumas empresas podem decidir enfrentar esses desafios internamente. Outras podem investir em um acordo de co-sourcing. Muitas escolherão um modelo híbrido, com elementos de ambos. Não existe uma abordagem única para todos e as empresas devem escolher seu próprio caminho a seguir. 

As etapas, a seguir, podem servir de guia para uma transformação robusta e bem-sucedida:

1. Reavalie seu modelo operacional

Mesmo que você tenha feito mudanças transformacionais em seu modelo operacional, avaliações contínuas devem ser realizadas para se manter atualizado. Suas prioridades em relação aos controles de custos, criação de valor e gerenciamento de riscos podem mudar enquanto você reavalia como a função tributária e financeira contribui para a estratégia geral de negócios. A avaliação contínua o ajudará a identificar lacunas nas pessoas e na tecnologia à medida que você busca preparar seu modelo operacional para o futuro.

2. Determine o que fica internamente

Você pode se decidir sobre a entrega interna de atividades que considera de maior valor e as melhores da categoria — por exemplo, planejamento ou gerenciamento de controvérsias fiscais. No entanto, para fazer isso com sucesso, é necessário um grau de transformação interna para otimizar as pessoas, os processos de dados e a tecnologia existentes.

3. Decida o que vai ser co-source

Pode ser mais vantajoso cocontratar algumas atividades, especialmente aquelas que são mais rotineiras, como preenchimento de declarações fiscais, registros regulatórios e coleta de dados. Tarefas altamente repetíveis, orientadas por dados e baseadas em regras podem ser executadas de forma mais eficiente por meio de co-sourcing com terceiros.

4. Considere uma abordagem híbrida

Você pode decidir que uma abordagem híbrida funciona melhor – mantendo alguns processos e atividades fiscais e financeiras críticas, enquanto co-terceiriza outros. A abordagem híbrida mais eficaz pode melhorar a eficiência e, ao mesmo tempo, capacitar seu pessoal a se tornar um parceiro de valor agregado para os negócios, concentrando-se em atividades que melhoram os resultados financeiros. Conectar atividades internas e de co-fontes proporcionará maior valor. 

Embora uma abordagem interna permita que você desenvolva e expanda sua própria equipe e melhore o controle e a flexibilidade, o co-sourcing para terceiros pode reduzir os custos gerais de impostos, controlar despesas imprevisíveis de TI e redirecionar recursos internos para atividades mais estratégicas. Também permite que as organizações aproveitem os investimentos consideráveis e contínuos do fornecedor no talento e na tecnologia necessários para acompanhar o ritmo de um mundo em constante mudança.

Como a RAISE pode te ajudar neste processo: https://raiseempresarial.com.br/orcamento/

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados e receba mais notícias

Fassa login

para acessar seus dados

Societária

Oferecemos serviços personalizados de contabilidade societária para ajudar empresas com suas questões societárias, incluindo registro de empresas, alterações contratuais, registro de atas, entre outros.

Nosso objetivo é tornar o processo de contabilidade societária fácil e eficiente para nossos clientes, permitindo que eles se concentrem no crescimento e sucesso de suas empresas.

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a manter suas questões societárias em ordem e proteger seus interesses corporativos.

  1. Constituição e legalização de empresas , e alterações institucionais 
  2. Constituição de consócios, grupos econômicos , e joint ventures 
  3. Transformação, incorporação, fusão, cisão e baixa de empresas 
  4. Reorganização societária em planejamento tributário   

Contabilidade Geral

Trata-se de serviço contábil e gerencial para melhorias na gestão financeira, econômica e patrimonial da empresa. O objetivo básico da contabilidade gerencial é gerar informações que auxiliem as decisões e contribuam na formação da gestão empresarial. Nossa equipe técnica visa garantir que todos os relatórios e registros estejam de acordo com os princípios e normas contábeis vigentes, obedecendo aos prazos e procedimentos estabelecidos.

 

  1. Elaboração do plano de contas conforme a necessidade de cada cliente 
  2. Parametrização de sistemas 
  3. Classificação e análise da documentação contábil
  4. Conciliação das contas de ativo , passivo e de resultado 
  5. Elaboração de balancetes contábeis
  6. Elaboração das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do resultado , Demonstração de fluxo de caixa , Demonstração  das mutações do patrimônio Liquido , e notas Explicativas 
  7. Elaboração e controle de depreciação/amortização 
  8. Registro de Inventario com levantamento da contagem física 
  9. Sistema de Escrituração Contábil Digital – SPED Contábil 
  10. Escrituração Contábil Fiscal – ECF 
  11. Elaboração do livro de Apuração do lucro Real- LALUR 
  12. Apresentação de declaração Anual do imposto de renda da pessoa física 
  13. Relatórios Gerenciais Formatados de acordo com a necessidade 
  14. de cada empresa 
  15. Assessoria e Consultoria Contábil 
  16. Controladoria  

Fiscal

Oferecemos serviços de contabilidade fiscal personalizados para empresas de todos os tamanhos. Nossa equipe de especialistas em contabilidade fiscal pode ajudá-lo com várias áreas, desde a elaboração de declarações de impostos até o planejamento tributário estratégico.

Tornamos o processo fácil e eficiente para nossos clientes, ajudando a minimizar suas responsabilidades fiscais. 

Se você precisa de ajuda com suas obrigações fiscais, entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a manter suas finanças em ordem e aumentar sua presença online.

  1. Sistemas de Escrituração Fiscal Digital-EFD-PIS/COFINS
  2. Escrituração Municipal – ISSN Fortaleza e de outros municípios 
  3. Emissão das guias de recolhimento (IRRF, GPS , FGTS , e Contribuição Sindical ) 
  4. DCTF E DCTFWEB 
  5. REINF
  6. DIRF
  7. Acompanhamento de fiscalizações  
  8. CND: Acompanhamento de CND (SEFAZ/SEFIN) via internet 
  9. Assessoria e Consultoria tributaria 

Trabalhista e previdência ​

Esse é um serviço voltado para o controle e cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias da empresa. Nossa equipe técnica tem como foco a prevenção de riscos e o zelo por todas as tarefas ligadas à sua relação com seus colaboradores.

  1. Elaboração dos processos de admissão, férias e rescisão contratual 
  2. Cálculo e emissão das folhas de pagamentos e recibos (mensal e 13° salário) das férias e das provisões de férias e 13° salário   
  3. Emissão das guias de recolhimento (IRRF, GPS , FGTS , e Contribuição Sindical ) 
  4. Processamento de admissões e de rescisões 
  5. Registro e atualização das CTPS
  6. Entrega mensal da GFIP e Conectividade social 
  7. Entrega Anual das Rais
  8. DIRF
  9. Preparações de declarações aos empregados 
  10. Entrega CAGED
  11. Relação de Férias, com período aquisitivo  
  12. Relação de vencimento de contrato de experiência mensal 
  13. CDN: acompanhando de CND (FGTS/INSS) via internet 
  14. Elaboração E-social 
  15. Revisão de Processos trabalhistas e Previdências  
  16. Assessorias e consultorias trabalhista e previdenciária  

Consultoria estratégica

Nossa consultoria de estratégias de negócios oferece soluções personalizadas para empresas maximizarem seu potencial. Abordagens orientadas por dados permitem que nossos especialistas em estratégia criem planos de ação realistas e vantajosos.

Combinamos experiência prática com análises de mercado para ajudar nossos clientes a alcançar objetivos e obter vantagens competitivas. Nossa missão é fornecer soluções personalizadas que permitam o sucesso das empresas.

 

• Cálculos de impostos e gerenciamento de créditos fiscais Federais, Estaduais e Municipais;
• Preparação, cruzamento e entrega de obrigações fiscais eletrônicas e outros requerimentos de controle tributário;
• Relatórios e análises gerenciais adequados à necessidade de cada cliente;
• Assessoria no cadastro de produtos;
• Consultoria de legislação;
• Orientação na emissão das notas fiscais;
• Análise de documentos fiscais;
• Escrituração e emissão de livros fiscais;
• Credenciamentos, cálculos da Substituição Tributária e diferencial de alíquota nas operações interestaduais;
• Emissão de guias para pagamento;
• Entrega das obrigações acessórias mensais e anuais;
• Parcelamentos;
• Pedido e acompanhamento de restituição;
• Sistema de Escrituração Fiscal Digital – EFD-PIS/COFINS;
• Sistema de Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI;
• Escrituração Municipal – ISSQN Fortaleza e de outros municípios;
• DCTF e DCTFWEB;
• REINF;
• DIRF;
• Acompanhamento de fiscalização;
• CND: acompanhamento de CND (SEFAZ/SEFIN) via internet;
• Assessoria e Consultoria tributária.

Solicite orçamento!
Solicite seu orçamento
Envie sua mensagem , e entre em contato