Raise Empresarial

Confira dados do estudo do Banco Mundial, que revela que o Brasil gasta em média 1.501 horas para acertar suas contas, enquanto outros países gastam apenas 159.

O estudo “Doing Business”, do Banco Mundial, chegou a uma conclusão que não é novidade para os empresários brasileiros: o Brasil é o país em que as empresas mais gastam horas para apurar, declarar e pagar impostos.

Enquanto cada empresário gasta cerca de 1.501 horas por ano, em média, nessa função, responsáveis pela parte tributária de países da América Latina e Caribe gastam apenas 20% desse tempo, cerca de 300 horas.

Esse número cai ainda mais quando comparado ao tempo que os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – que o Brasil está em processo de entrada – gastam. Eles levam apenas 159 horas para desempenhar essa função.

Grande parte desta diferença se deve à complexidade do sistema tributário do Brasil, que reúne muitos impostos diferentes, cada um com uma legislação, prazo e destinos diferentes.

Além dos impostos, os contadores e empresários devem lidar com as obrigações tributárias acessórias, prestando uma série de informações ao Fisco.

A conselheira do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Angela Dantas, afirma que o cumprimento dessas obrigações acessórias no Brasil é tarefa árdua, se comparada à situação de outros países. 

“O Brasil tem uma das maiores complexidades de atendimento às obrigações acessórias do mundo. No Brasil, o contribuinte é classificado na forma de tributação em três tipos de regime: no Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A depender de qual sistema tributário a empresa esteja enquadrada, ela tem tipos de obrigações tributárias acessórias a serem cumpridas. Algumas são comuns a todos os três tipos, mas muitas não”, explica.

Sujeitas a um regime tributário menos complexo, mesmo as empresas do Simples Nacional acabam sofrendo com a burocracia tributária. Dantas lembra que essas empresas devem emitir nota fiscal; entregar as declarações de Informações Socioeconômicas e Fiscais (Defis) e do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf) ; preencher a Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (Gfip), além de preencher a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) . 

As empresas do Lucro Presumido e do Lucro Real compartilham algumas dessas obrigações tributárias acessórias, além de terem as suas próprias. 

Reforma Tributária e simplificação das obrigações

Neste cenário, ao mesmo tempo em que discute a reforma do sistema tributário pela ótica das obrigações principais, o Congresso Nacional está perto de aprovar um projeto de lei complementar que visa simplificar o cumprimento das chamadas obrigações acessórias. O PLP 178/2021 cria o Estatuto Nacional de Simplificação de Obrigações Tributárias.

Entre as principais mudanças está a criação da Nota Fiscal Brasil Eletrônica (NFB-e). O documento será o padrão a ser seguido em todo o país na venda de bens e prestação de serviços. Hoje, estima-se que existam mais de mil modelos de nota fiscal eletrônica. 

Autor do projeto de lei, o senador Efraim Filho (União-PB) acredita que o PLP é “um primeiro passo rumo à reforma tributária mais ampla”. Ele avalia que, por se tratar de projeto positivo para o setor produtivo e a administração pública, não haverá resistência do governo nem da oposição no Senado. 

O texto também prevê que a legislação tributária nacional deverá ser aplicada para as obrigações acessórias, evitando que as inúmeras leis e decretos estaduais e municipais ditem os rumos e tornem mais difícil a vida das empresas. Com a simplificação, as empresas devem gastar menos tempo com o cumprimento dessas exigências. 

“Essa simplificação é necessária. O Brasil precisa simplificar suas operações. O ambiente de negócios tem que ser mais célere. Isso sendo implementado, modernizando essa visão do Fisco e tendo ferramentas para a gente trabalhar, é importante isso, o Congresso Nacional passando esse projeto, ótimo”.

Com informações adaptadas do Brasil 61

plugins premium WordPress

Preencha os seus dados e receba mais notícias

Fassa login

para acessar seus dados

Societária

Oferecemos serviços personalizados de contabilidade societária para ajudar empresas com suas questões societárias, incluindo registro de empresas, alterações contratuais, registro de atas, entre outros.

Nosso objetivo é tornar o processo de contabilidade societária fácil e eficiente para nossos clientes, permitindo que eles se concentrem no crescimento e sucesso de suas empresas.

Entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a manter suas questões societárias em ordem e proteger seus interesses corporativos.

  1. Constituição e legalização de empresas , e alterações institucionais 
  2. Constituição de consócios, grupos econômicos , e joint ventures 
  3. Transformação, incorporação, fusão, cisão e baixa de empresas 
  4. Reorganização societária em planejamento tributário   

Contabilidade Geral

Trata-se de serviço contábil e gerencial para melhorias na gestão financeira, econômica e patrimonial da empresa. O objetivo básico da contabilidade gerencial é gerar informações que auxiliem as decisões e contribuam na formação da gestão empresarial. Nossa equipe técnica visa garantir que todos os relatórios e registros estejam de acordo com os princípios e normas contábeis vigentes, obedecendo aos prazos e procedimentos estabelecidos.

 

  1. Elaboração do plano de contas conforme a necessidade de cada cliente 
  2. Parametrização de sistemas 
  3. Classificação e análise da documentação contábil
  4. Conciliação das contas de ativo , passivo e de resultado 
  5. Elaboração de balancetes contábeis
  6. Elaboração das Demonstrações Financeiras: Balanço Patrimonial, Demonstração do resultado , Demonstração de fluxo de caixa , Demonstração  das mutações do patrimônio Liquido , e notas Explicativas 
  7. Elaboração e controle de depreciação/amortização 
  8. Registro de Inventario com levantamento da contagem física 
  9. Sistema de Escrituração Contábil Digital – SPED Contábil 
  10. Escrituração Contábil Fiscal – ECF 
  11. Elaboração do livro de Apuração do lucro Real- LALUR 
  12. Apresentação de declaração Anual do imposto de renda da pessoa física 
  13. Relatórios Gerenciais Formatados de acordo com a necessidade 
  14. de cada empresa 
  15. Assessoria e Consultoria Contábil 
  16. Controladoria  

Fiscal

Oferecemos serviços de contabilidade fiscal personalizados para empresas de todos os tamanhos. Nossa equipe de especialistas em contabilidade fiscal pode ajudá-lo com várias áreas, desde a elaboração de declarações de impostos até o planejamento tributário estratégico.

Tornamos o processo fácil e eficiente para nossos clientes, ajudando a minimizar suas responsabilidades fiscais. 

Se você precisa de ajuda com suas obrigações fiscais, entre em contato conosco hoje para saber mais sobre como podemos ajudá-lo a manter suas finanças em ordem e aumentar sua presença online.

  1. Sistemas de Escrituração Fiscal Digital-EFD-PIS/COFINS
  2. Escrituração Municipal – ISSN Fortaleza e de outros municípios 
  3. Emissão das guias de recolhimento (IRRF, GPS , FGTS , e Contribuição Sindical ) 
  4. DCTF E DCTFWEB 
  5. REINF
  6. DIRF
  7. Acompanhamento de fiscalizações  
  8. CND: Acompanhamento de CND (SEFAZ/SEFIN) via internet 
  9. Assessoria e Consultoria tributaria 

Trabalhista e previdência ​

Esse é um serviço voltado para o controle e cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias da empresa. Nossa equipe técnica tem como foco a prevenção de riscos e o zelo por todas as tarefas ligadas à sua relação com seus colaboradores.

  1. Elaboração dos processos de admissão, férias e rescisão contratual 
  2. Cálculo e emissão das folhas de pagamentos e recibos (mensal e 13° salário) das férias e das provisões de férias e 13° salário   
  3. Emissão das guias de recolhimento (IRRF, GPS , FGTS , e Contribuição Sindical ) 
  4. Processamento de admissões e de rescisões 
  5. Registro e atualização das CTPS
  6. Entrega mensal da GFIP e Conectividade social 
  7. Entrega Anual das Rais
  8. DIRF
  9. Preparações de declarações aos empregados 
  10. Entrega CAGED
  11. Relação de Férias, com período aquisitivo  
  12. Relação de vencimento de contrato de experiência mensal 
  13. CDN: acompanhando de CND (FGTS/INSS) via internet 
  14. Elaboração E-social 
  15. Revisão de Processos trabalhistas e Previdências  
  16. Assessorias e consultorias trabalhista e previdenciária  

Consultoria estratégica

Nossa consultoria de estratégias de negócios oferece soluções personalizadas para empresas maximizarem seu potencial. Abordagens orientadas por dados permitem que nossos especialistas em estratégia criem planos de ação realistas e vantajosos.

Combinamos experiência prática com análises de mercado para ajudar nossos clientes a alcançar objetivos e obter vantagens competitivas. Nossa missão é fornecer soluções personalizadas que permitam o sucesso das empresas.

 

• Cálculos de impostos e gerenciamento de créditos fiscais Federais, Estaduais e Municipais;
• Preparação, cruzamento e entrega de obrigações fiscais eletrônicas e outros requerimentos de controle tributário;
• Relatórios e análises gerenciais adequados à necessidade de cada cliente;
• Assessoria no cadastro de produtos;
• Consultoria de legislação;
• Orientação na emissão das notas fiscais;
• Análise de documentos fiscais;
• Escrituração e emissão de livros fiscais;
• Credenciamentos, cálculos da Substituição Tributária e diferencial de alíquota nas operações interestaduais;
• Emissão de guias para pagamento;
• Entrega das obrigações acessórias mensais e anuais;
• Parcelamentos;
• Pedido e acompanhamento de restituição;
• Sistema de Escrituração Fiscal Digital – EFD-PIS/COFINS;
• Sistema de Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI;
• Escrituração Municipal – ISSQN Fortaleza e de outros municípios;
• DCTF e DCTFWEB;
• REINF;
• DIRF;
• Acompanhamento de fiscalização;
• CND: acompanhamento de CND (SEFAZ/SEFIN) via internet;
• Assessoria e Consultoria tributária.

Solicite orçamento!
Solicite seu orçamento
Envie sua mensagem , e entre em contato